Tratamentos Dentários
Próteses Dentárias

Mais conforto e agilidade no seu tratamento.

Perder um ou mais dentes é sempre algo complicado. Não apenas esteticamente, mas também porque esse problema pode influenciar na forma como falamos, mastigamos e até respiramos. Conheça mais sobre nosso tratamento de próteses com a equipe de dentistas Joy Care.

Agende uma Avaliação

Próteses dentárias na primeira consulta

Scanner digital sem necessidade de moldes.

Impressora 3D

Scanner digital e intraoral

Tecnologia Cerec

Consulta com especialista

Resultado na primeira visita

Agendar Avaliação
Ligue para gente

Principais dúvidas sobre próteses dentários

  • O que é prótese dentária?
    O objetivo de todo dentista é sempre procurar alternativas para recuperar e preservar os dentes danificados. Entretanto, uma cárie avançada, um traumatismo, doença na gengiva ou algum outro motivo pode tornar a remoção de um ou mais dentes em algo inevitável.

    Quando isso acontece, além de ser desagradável e atrapalhar esteticamente, perder um ou mais dentes pode prejudicar a saúde bucal, atrapalhando a mastigação e a fonética do paciente, assim como provocar a movimentação dos dentes remanescentes, desequilíbrio na arcada dental e a reabsorção óssea (desaparecimento do osso alveolar), entre outros problemas.

    Para esses casos, a odontologia oferece a opção de adotar uma prótese dentária como solução para resgatar o sorriso e a função mastigatória e fonética do paciente. Essa prótese dentária é um dente postiço que pode substituir um ou mais dentes (até mesmo todos os dentes da boca) de forma fixa ou removível.
  • Quais os tipos de próteses dentárias?
    São dois os tipos de prótese dentária: a prótese removível (que o paciente pode colocar e retirar quando desejar) e a prótese fixa (parafusada ou encaixada no dente natural ou em implante). Em ambos os tipos, as próteses podem ser parcial para restauração de um ou mais dentes ou total, restaurando todos os dentes da boca.
  • Como funciona a prótese total removível?
    Nossa velha conhecida dentadura está sendo cada vez menos utilizada, mas ainda continua sendo indicada para pacientes que perderam todos os dentes ou a maioria deles. Para esse modelo de prótese é produzida uma estrutura móvel na qual são fixados os dentes substitutos, conforme o formato da arcada dental, o tamanho e cor dos dentes naturais de cada paciente, individualmente. E, para o melhor ajuste da dentadura na boca, em alguns casos pode ser necessário fazer a extração dos poucos dentes remanescentes.
  • Como funciona a parcial removível?
    O paciente que perdeu um ou apenas alguns dentes tem a opção de adotar uma prótese parcial removível, que não exige a extração dos dentes remanescentes (já que eles são maioria). Considerando o número e a disposição dos dentes naturais que permanecem na boca, cada prótese parcial removível vai ter um determinado desenho, específico para cada paciente. Para instalar esse tipo de prótese na boca são usados com conectores, grampos que garantem a segurança e fazem com que a prótese não caia durante os movimentos naturais da boca.
  • Como funciona a prótese fixa?
    Mais conhecida como “coroas” e “pontes”, as próteses fixas parciais utilizam os dentes remanescentes como suporte para a colocação dos novos dentes substitutos. Coroa dentária: utilizada para reconstruir a coroa natural do dente parcialmente destruída ou para fazer a cobertura total dos dentes danificados (nesse caso sendo fixada a um implante dentário).Ponte dentária: destinada a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos. É, normalmente, utilizada para cobrir espaços em caso de ausência de um ou mais dentes. Elas fixadas mais próximas ao dente ausente, seja em um dente natural ou no implante dentário.

    Para quem prefere estética e conforto, e pode arcar com um custo mais alto, a prótese mais indicada seria a fixa. Já para quem precisa reduzir custos, a prótese removível torna-se a melhor indicação.

    O importante é saber que para cada situação existem vários tipos de prótese possíveis, mas sempre terá uma mais recomendada que será indicada pelo dentista após avaliação do histórico clínico e médico, das condições físicas e dos objetivos de cada um.
  • Qual o tempo de tratamento?
    O moderno sistema cerec 3D com tecnologia cad/cam possibilita projetar e confeccionar próteses dentárias a partir do zero, em poucos dias ou, até mesmo, em algumas horas. O sistema faz desde a simulação e planejamento digital do tratamento até a confecção de cópia do dente natural ou prótese.

    O Scanner intraoral faz a captação da imagem do dente natural ou da prótese antiga, emite um molde digital e manda o comando para unidade de usinagem esculpir a nova prótese com formato idêntico da anterior ou do dente natural.

    Essa é uma forma de garantir a satisfação do paciente que está acostumado com o formato da prótese antiga ou da estética do seu sorriso natural, com muita rapidez, comodidade e qualidade.