Tratamentos Dentários
Periodontia

Tratamentos odontológicos de ponta.

A periodontia ou periodontologia é a especialidade que previne, faz diagnóstico e trata as doenças que agridem os tecidos que dão sustentação e proteção aos dentes (osso e gengiva).

Agende uma consulta Ligue para gente

Principais dúvidas sobre Periodontia

  • O que trata a Periodontia?
    Também chamada de raspagem, o tratamento odontológico é responsável pela remoção da placa bacteriana que se forma nos dentes, visando tratar as inflamações e as infecções da gengiva, tecido que cobre todo o osso que sustenta os dentes.
    Por motivos de má higienização bucal, maus hábitos alimentares, cigarro, estresse e baixa imunidade a gengiva se fragiliza e se expõe às infecções bacterianas.
  • O que é a doença periodontal?
    É uma inflamação provocada por placas bacterianas, que se aderem à superfície do dente afetando as gengivas, os ossos e os ligamentos periodontais, ou seja, a as fibras que promovem a ligação da raiz do dente com o osso.

    Essa patologia pode estar associada à má oclusão, próteses mal adaptadas, fatores hormonais, uso de alguns medicamentos e uso de aparelhos ortodônticos. É caracterizada pela formação de um espaço indevido entre o dente e a gengiva, chamado de bolsa periodontal, onde fica propícia a acumulação de restos alimentares e bactérias.

    Gengivite: quando ocorre inflamação somente nos tecidos gengivais.
    Periodontite: inflamação mais agravada que chega aos ossos e às gengivas. Pode provocar perda óssea e, consequentemente, a perda dos dentes.

  • Quais os sintomas mais evidentes de doença periodontal?
    O sintoma mais evidente de doença periodontal é o sangramento, mas é importante ficar atento também para:

    ● Mau hálito constante;
    ● Gengivas vermelhas, inchadas e/ou sensíveis;
    ● Retração gengival (gengivas que se afastam dos dentes);
    ● Pus entre o dente e a gengiva;
    ● Alteração no formato da gengiva;Mobilidade dos dentes;
    ● Alteração na posição dos dentes;
    ● Presença de tártaro;
    ● Retenção de alimentos.

  • Como é feito o tratamento de periodontia?
    No tratamento periodontal são realizadas sessões de raspagens manuais ou com aparelhos de ultrassom para promover a eliminação das placas bacterianas grudadas aos dentes e alisar as suas raízes.

    Em casos mais avançados de doenças periodontais, quando os instrumentos utilizados pelo dentista não consegue alcançar a raiz comprometida, é necessário um procedimento cirúrgico para tratar a infecção, deter a retração gengival e reestruturar os dentes. Em casos ainda mais graves, que implicam a perda do dente, é recomendado fazer um implante dentário.

    A opção de tratamento mais indicada, o tempo e o resultado dependem diretamente da extensão da doença periodontal.
  • Qual a importância de realizar um tratamento periodontal?
    Doenças periodontais são as principais causadoras da perda de dente em pacientes adultos. E a falta de tratamento adequado pode provocar, também, a perda do osso alveolar, o que dificulta possíveis tratamentos ortodônticos futuros, provoca infecção por bacteremia, causa prejuízo da estética do sorriso e mau hálito.

    A melhor forma de prevenção é a escovação correta dos dentes, fazendo uma boa higienização bucal e visitas periódicas ao dentista para o processo de raspagem e limpeza bucal que vão remover tártaros e placas bacterianas.

    A periodontia é importante para:

    ● Remover as placas bacterianas e os cálculos dentários;
    ● Diminuir a extensão da infecção bucal;
    ● Salubridade dos tecidos;
    ● Curar o processo inflamatório e/ou infeccioso;
    ● Acabar com a supuração e o sangramento gengival;
    ● Melhorar a estética das regiões com retração gengival;
    ● Prevenir contra doenças que causam perda de dentes.