Limpeza dental

Tratamentos odontológicos na Joy.

Escovar os dentes todos os dias e usar fio dental é muito importante para manter os dentes limpos e um sorriso mais bonito. Entretanto para assegurar uma ótima higiene e ficar longe de problemas bucais, é preciso somar a limpeza feita em casa com a Limpeza Dental periódica realizada no consultório, também chamada de profilaxia bucal.

Principais dúvidas sobre a limpeza dental

• O que trata a limpeza dental?
    Por mais cuidado que se tenha durante a escovação dos dentes, nem sempre a higienização é totalmente eficiente, o que provoca o acúmulo de restos de alimentos e facilita o alojamento de bactérias nos dentes e gengivas.

• Quais os problemas causados pela limpeza dental deficiente?
    Quando não são removidas, elas se mineralizam e formam o tártaro dental que, permanecendo por muito tempo na boca, se torna cada vez mais complicado de ser removido e ainda causa outras consequências negativas para a saúde bucal.

Gengivite: inflamação na gengiva caracterizada por vermelhidão, inchaço, dor e sangramento espontâneo. É reversível desde que seja feita uma higienização diária e a limpeza profissional no consultório odontológico.

Destruição do osso ou retração da gengiva: quando o tártaro se intensifica ele tende a se alojar na raiz do dente, provocando o amolecimento e a perda dental. É um problema mais crítico já que o osso quando perdido não pode ser recuperado.

Bolsa periodontal: quando a gengiva fica em contato direto com o dente, forma-se um espaço livre (que deveria estar ocupado pelo osso) onde ocorre a acumulação de alimentos e proliferação de bactérias. O problema se intensifica porque esse é um espaço de difícil higienização.

Mau hálito: a saburra lingual, caracterizada pela língua branca, é uma das principais causas da halitose. É provocada pela higiene bucal ineficiente.
  • Como é o processo da limpeza dental?
    A limpeza realizada no consultório odontológico é feita com aparelhos de ultrassom e jatos de bicarbonato que ajudam a retirar a placa bacteriana, os tártaros e as manchas dos dentes. Mas antes o dentista realiza uma avaliação clínica à procura de cáries, tártaros, infiltrações e manchas externas.

Logo após a avaliação a limpeza bucal é iniciada:
    Aparelhos de ultrassom e a raspagem manual fazem a limpeza do tártaro e jatos de bicarbonato de sódio limpam a placa bacteriana. Logo depois, o dentista faz o polimento e a aplicação de flúor com uma escova rotatória e uma pasta profilática, para diminuir a sensibilidade dos dentes. Em alguns casos, quando os dentes estão muito amarelados ou manchados, pode ser realizado um branqueamento simples com produtos específicos

A limpeza dental é um tratamento de higienização que ajuda a prevenir problemas na cavidade bucal, portanto é indicada para pessoas de todas as idades, de criança a idosos. Mesmo quem não apresenta tártaro, deve fazer a limpeza periodicamente com pasta profilática e aplicação de flúor para manter os dentes livres de placas e cáries.