Tratamentos Dentários
Extração dentária

Tratamentos odontológicos na Joy.

Sempre que o paciente chega ao consultório odontológico com um dente quebrado, danificado ou com cárie, o dentista procura alternativas de tratamento para tentar preservá-lo, seja como uma restauração, coroa dentária, ou outro tratamento dental que se aplique à necessidade do paciente. Porém, algumas vezes pode ser inevitável fazer a extração (ou remoção) de algum dente, por motivos distintos. Nessas situações, a Exodontia, é a área da odontologia que cuida da extração dental e remoção do elemento dentário (dente).

Agende uma consulta Ligue para gente

Principais dúvidas sobre Exodontia

  • Principais motivos para fazer uma extração dentária.
    ● Cárie profunda demais.
    ● Grande parte do dente ou do osso adjacente destruído por infecção.
    ● Falta de espaço suficiente para acomodar todos os dentes na boca.
    ● Necessidade ortodôntica.
    ● Dente siso.
    ● Dente de leite das crianças.
    ● Dente semi-incluso, que não consegue nascer completamente e atingir a sua posição na arcada.
    ● Dente incluso que fica tentando atravessar o tecido gengival, mas que por algum motivo não consegue.

    Não realizar a extração de um dente, recomendada pelo dentista, pode levar sérios riscos à sua saúde bucal, como: dentes desalinhados, formação de cistos, infecção, tumores, doenças sistêmicas.
  • Procedimentos para a extração dos dentes.
    Antes de remover qualquer dente, o dentista faz uma boa revisão no histórico médico do paciente e solicitar radiografias necessárias para identificar com mais exatidão o tamanho, o formato e a localização do dente que vai ser extraído, assim como do osso adjacente.

    Com base na análise dessas informações, o profissional identifica o grau de complexidade do procedimento e decide encaminhar ou não o paciente ao cirurgião-dentista.

    Para iniciar a extração, a região do dente é totalmente anestesiada para amortecer a região bucal na qual vai ocorrer a extração.
  • Quais os tipos de extração dentária?
    Extração simples: realizada para extrair o dente que nasceu completamente e pode ser visto na boca. Durante o procedimento ele é descolado do osso com um instrumento chamado alavanca e retirado do fórceps dentário com uma pinça. Terminada a extração a área é fechada com pontos cirúrgicos.

    Extração cirúrgica: procedimento mais complexo, realizado quando o dente não nasceu completamente e, portanto, não está visível na boca. É necessário que o cirurgião-dentista faça uma pequena incisão na gengiva para tirar o dente quebrado ou o siso impactado de forma cirúrgica. Terminada a extração a área também é fechada com pontos cirúrgicos.

  • Quais os cuidados necessários no pós-operatório?
    Ao final do processo de extração do dente, ainda no consultório, é comum o dentista pedir para que o paciente morda com força uma gaze. Esse procedimento pode durar de 30 a 45 minutos e serve para estancar o sangue enquanto ele não coagula, já que a compressão no local ajuda a diminuir o sangramento.

    Outros cuidados também são necessários no pós-operatório, quando o paciente já está em casa:

    ● Evitar alimentos muitos quentes: eles aumentam a chance da região tratada voltar a sangrar.
    ● Prefira alimentos mornos ou frios, como um delicioso sorvete, que ajuda a amenizar a dor e evitar o sangramento.
    ● Consumir os alimentos macios: o esforço na mastigação pode provocar sangramento e edema (inchaço) principalmente nas bochechas.
    ● Evitar fazer bochechos nas primeiras 24 horas: no momento da escovação, ao invés de colocar a água na boca e agitar, prefira colocar a água na boca, escovar bem devagar o local, balançar a cabeça de um lado e apenas abrir a boca em direção ao ralo, sem cuspir.
    ● Nada de esforço nesse momento.
    ● Medicação: somente os prescritos pelo dentista.
    ● Dormir com travesseiro mais alto para evitar sangramentos.
    ● Nada de sol ou esforço físico. O repouso é realmente necessário para a recuperação.
    ● Nada de cutucar para não infeccionar o local e não retirar o coágulo que está estancando o sangramento.

    A cicatrização demora de 30 a 60 dias, mas depois de uma semana a região já está ‘protegida’ por uma espécie de gengiva.
    A Joy conta com equipe capacitada e estrutura completa para Extração Dentária. Agende uma consulta com nossos dentistas, vamos conversar melhor sobre seu tratamento.