Tratamentos Dentários
Check-up digital

Tratamentos odontológicos de ponta.

É possível prevenir muitos problemas bucais e complicações sérias realizando um check-up digital em suas visitas regulares ao dentista. Agende seu check-up na Joy.

Agende uma consulta Ligue para gente

Principais dúvidas sobre check-up digital

  • O que é o check-up digital?
    A tecnologia e as pesquisas científicas estão diretamente relacionadas à evolução odontológica e estão beneficiando cada vez mais pacientes e especialistas. Aproveitando esse avanço e pensando na importância da prevenção, a odontologia está focada na descoberta de problemas e/ou doenças em estágios iniciais, antes mesmo dos primeiros sintomas surgirem, possibilitando iniciar um tratamento de forma imediata, evitando dor, sofrimento, perda de tempo e altos custos.

    O Check-up Digital é um exame que faz registro de imagens, dente a dente, com uma câmera intra-bucal de altíssima definição, capaz de aumentar cada imagem em até 70 vezes. Nessas imagens torna-se possível analisar detalhadamente cada dente e visualizar qualquer problema, por menor que seja.

    O dentista consegue visualizar até mesmo o início de uma cárie no dente ou uma pequena infiltração, antes mesmo que elas possam ser detectada a olho nu ou na radiografia. Após essa análise minuciosa, é elaborado um laudo para apontar os problemas identificados, assim como especificar o plano de tratamento, se for o caso. Além disso, o pedido de exames complementares poderá ocorrer de acordo com a necessidade de cada caso, individualmente.

    Todas essas imagens ficam guardadas na clínica para que o dentista possa acompanhar a evolução do tratamento e controlar a saúde bucal de cada paciente.
  • Por que fazer o check-up digital?
    A realização de exames periódicos, não apenas na odontologia, mas em outras especialidades da área da saúde, ainda não é costume da maioria da população brasileira. E isso acontece pela cultura e também pela falta de orientação dos profissionais, que não solicitam e não informam a necessidades de exames periódicos ou complementares para um diagnóstico mais preciso da saúde.

    Mas, a verdade é que ninguém gosta de sentir dor, ainda mais quando se fala da terrível dor de dente. E esse é um dos principais motivos para se prevenir e realizar o check-up digital de acordo com a orientação do seu dentista, pois o preço pago quando uma doença está em estágio avançado é muito alto, tanto financeiramente como no fator psicológico. Detectar uma cárie no estágio inicial, localizada ainda em esmalte, por exemplo, evita muitas dores ao paciente, já que as cáries mais profundas atingem a polpa dentária e podem resultar em um tratamento endodôntico.

    O tratamento realizado logo no início diminui o tempo e o custo, assim como o desconforto do paciente.

    O fato de você não estar sentindo dor, não significa que a sua saúde bucal esteja em perfeitas condições O check-up digital é importante para detectar problemas que podem provocar sequelas futuras, como perda de dente.