Bucomaxilo

Tratamentos odontológicos de ponta.

Uma especialidade da odontologia pouco conhecida pelos pacientes, o bucomaxilo tem como objetivo diagnosticar e tratar de forma cirúrgica e coadjuvante as doenças, os traumas e as anomalias congênitas e/ou adquiridas do aparelho mastigatório e estruturas do crânio, da face e regiões associadas.

Principais dúvidas sobre Bucomaxilo

• O que trata o bucomaxilo?
    Indicado para correção de anomalias faciais como assimetria na mandíbula ou maxilar Enxertos para reposição de osso perdido ou atrofia (maxilar e mandíbula)Implantes, reimplantes e transplantes; Biópsias; Cirurgias com finalidades protética, ortodôntica e ortognatia.

Diagnóstico e tratamento cirúrgico de: cistos, doença nas glândulas salivares; doença e dor da articulação temporomandibular (ATM), lesão ou traumas na área buco maxilo facial, malformações adquiridas ou congênitas na mandíbula ou maxila; tumor benigno ou maligno da cavidade bucal. Reconstrução facial e problema de apneia do sono.
  • O que é o exame bucomaxilo?
    O paciente que sofre um traumatismo facial pode apresentar lesões de tecidos. Por esse motivo, é necessária a realização de exames extrabucais para avaliar, não somente os ossos da face, como também a função dos nervos cranianos, músculos, articulação temporomandibular (ATM) e glândulas salivares.

Também é importante avaliar a presença ou não de assimetria facial, movimentação ocular e oclusão dentária e observar a presença ou ausência de dor.
  • Como é pensado o tratamento para bucomaxilo?
    Fraturas e traumas estão, em grande parte, associados a lesões em outras regiões do corpo, fazendo com que seja necessário o atendimento e a assistência multidisciplinar ao paciente politraumatizado. Nesses casos, o foco de todos os profissionais da área de saúde é a recuperação do paciente e garantia de sua integridade física, moral e intelectual.

É considerando esse contexto que, atualmente, a especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial está inserida no atendimento multidisciplinar da saúde, reafirmando sua importância e eficiência no tratamento de problemas e/ou doenças em sua área de atuação.