Odontologia Moderna.

Muito mais comum do que se imagina, o bruxismo é uma condição (ou hábito) caracterizado pelo pressionar e ranger dos dentes. Trata-se de uma desordem funcional que ocorre quando os dentes entram em contato entre si de maneira forçada, provocando ruídos ou não.

Principais dúvidas sobre Bruxismo

• O que pode causar o Bruxismo?
    • ● Estresse, ansiedade, tensão, frustração ou raiva.
    • ● Má oclusão (dentes e a mandíbula que não se alinham corretamente).
    • ● Sintoma de alguma doença do sistema nervoso.
    • ● Consequência de dor de ouvido, de dente, de apneia do sono ou de refluxo do ácido estomacal.
    • ● Complicação da doença de Huntington e/ou Parkinson.
  • Como identificar o bruxismo?
    Para a maioria das pessoas que sofre com esse distúrbio, a pressão feita nos dentes ocorre de forma inconsciente. E elas continuam sem saber que estão rangendo os dentes até que alguém fale sobre o som incômodo que elas fazem quando estão dormindo ou quando realizam algum exame dental rotineiro e o dentista detecta que seus dentes estão com desgaste ou com o esmalte rachado.

Realmente não é tão fácil identificar os sinais do bruxismo, pois ele ocorre de forma involuntária. Apenas o dentista, após avaliação, consegue dar o diagnóstico preciso e determinar se as suas queixas são provocadas pelo bruxismo.

Mas existem alguns sinais bem evidentes que podem indicar que você sofre de bruxismo:

● Contrações dos músculos da mandíbula
    ● Ranger os dentes que emite som alto e incômodo;Músculo da mandíbula dolorido
    ● Clique ou estalo ao mexer a articulação temporomandibular (principal ligação entre o crânio e a mandíbula)
    ● Dores por períodos prolongados nos músculos da face, cabeça e pescoço;
    ● Gengiva ferida, restaurações quebradas e/ou dentes danificados;Inchaço na mandíbula inferior

• Consequências e as formas de tratamento do Bruxismo
    Os principais objetivos do tratamento de bruxismo é reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir ou evitar as possíveis consequências do ranger dos dentes:

● Desgaste do esmalte do dente, e até, mesmo da dentina;
    ● Quebra de dentes e próteses;
    ● Sensibilidade e dor nos dentes;
    ● Dor no rosto, provocada pela pressão exercida nos maxilares;
    ● Dor de cabeça;
    ● Dor temporomandibular.

O tratamento mais indicado para o bruxismo vai depender diretamente do motivo que está causando essa disfunção e na gravidade dos danos causados a seus dentes.
    O uso de placas noturnas, para impedir que haja contato entre os dentes. Elas são feitas sob medida pelo dentista e deve ser encaixada nos dentes superiores para impedir que eles se triturarem com os inferiores.

• Relaxamento e alívio da tensão cotidiana
    O estresse e ansiedade são um dos principais causadores do bruxismo, por isso é importante encontrar meios para reduzir essa tensão. Seja com terapia ou com atividades prazerosas como ouvir música ou realizar exercícios físicos.
  • Fazer correções dentárias
    A mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam adequadamente é outro motivo que leva ao bruxismo. Restaurações, coroas ou tratamentos ortodônticos podem solucionar o problema.
  • O uso do Botox ®
    A Toxina Botulínica tem sido cada vez mais utilizado por dentistas para procedimentos estéticos e para ajudar reduzir dores na face e efeitos do bruxismo. Ele é aplicado nos dois lados do principal músculo da mastigação, diminuindo sua potência e o estímulo para o bruxismo.